BLOG

FIT 0/16 e Pueri Expo superam a expectativa de expositores com público 43% maior que do ano passado

As duas feiras, que aconteceram simultaneamente, reuniram 8.607 lojistas dos 27 estados do Brasil e de mais nove países, durante os quatro dias de evento.

Corredores lotados, muitos negócios fechados e expectativas superadas. O saldo positivo dos quatro dias da FIT 0/16 - Feira Internacional do Setor Infantojuvenil, Teen e Bebê, junto com a Pueri Expo - Feira Internacional de Negócios em Puericultura começa com o número de pessoas que passou pelo pavilhão vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo: 8.607 lojistas dos 27 estados do Brasil e de mais nove países: Bolívia, Canadá, Chile, Estados Unidos, Itália, Peru, Suriname e Uruguai. O número de visitantes, que representa um crescimento de 43% em relação à edição do ano passado, surpreendeu não somente pelo volume como também pela qualificação. O evento contou com a presença de 207 marcas expositoras, sendo 155 nacionais e 52 estrangeiros vindos de 15 países como Peru, Alemanha, China, França e Itália. “O resultado desta edição superou nossas expectativas não só pela quantidade de pessoas presentes, mas também pelo excelente retorno que tivemos dos expositores, que elogiaram o perfil do público e as oportunidades de negócios proporcionadas pelas Feiras”, declarou Cassiano Facchinetti, diretor geral da Koelnmesse Brasil, organizadora do evento.

Facchinetti destaca ainda a importância do momento em que a FIT 0/16 foi realizada, comemorando 25 anos de existência e num momento de retomada do crescimento do setor de moda infantojuvenil. “Esse bom desempenho mostra um marco na geração de negócios e um salto de qualidade em relação à edição anterior, além disso, a sinergia da FIT com a Pueri Expo é cada vez maior, e traz um aumento do mix de produtos oferecidos para o lojista. As duas feiras têm que caminhar juntas.” O executivo lembrou ainda que este é o segundo ano da organizadora no Brasil. “O que eu mais ouvi nos últimos dias foi: ‘agora a Koelnmesse mostrou a que veio. Estamos com a sensação de dever cumprido’”, afirmou Facchinetti.

Um dos pontos altos da FIT 0/16 foram os desfiles de moda infantojuvenil, onde as marcas Animê, Veste Rosa, Daya, Mini Lady, Happy Girl, Crawling e a ONG Florecer levaram aos visitantes as tendências que estarão nas vitrines dos lojistas nas estações primavera-verão de 2018. “Depois do que eu vi na FIT, meu olhar mudou um pouco sobre as tendências desse setor. Gostei muito dos destaques trabalhados nas roupas, com frutas e cores tropicais, além dos elementos que remetem ao mar como sereias, peixes e conchas”, conta Bárbara Chiré, consultora, convidada do evento e editora do projeto de consultoria de moda Deixa Ficar Kids.

Bárbara também foi uma das palestrantes do Fórum de palestras gratuitas que trataram justamente das tendências para o verão e para as vendas do varejo, bem como das dicas de marketing, gerenciamento de equipe de vendas, merchandising nas lojas, estratégias de mercado, entre outros temas. “Meu propósito de vida tem sido ajudar lojistas e fornecedores a melhorarem seus negócios e a FIT permitiu que eu pudesse transmitir minha experiência aos expositores”, revelou Nancy Fukuda, empresária e consultora de varejo para a linha de enxovais e bebê. Ela ministrou a palestra “O segredo da compra para vender mais”.

E quando se fala em vendas, a FIT 0/16 registrou ótimos negócios, segundo os depoimentos de expositores. “Estamos muito felizes com a nossa participação na FIT esse ano. Fizemos muitas vendas, tivemos a oportunidade de apresentar nossa marca para um público novo, que ainda não nos conhecia“, afirmou a coordenadora de Marketing da Kiko e Kika, Katia Regina Fistarol. Da mesma forma, a Giz de Cor conseguiu bater suas metas em vendas. “Comparada à feira do ano passado, a FIT deste ano está muito melhor, tanto em fechamento de negócios quanto em contato com novos públicos e prospecções. Em três dias, já vendemos o dobro do que vendemos no ano passado, e os nossos cadastros de prospecção também aumentaram muito. Valeu a pena o investimento“, disse a proprietária Mariana Romero.

O perfil do público que visitou a FIT 0/16 também foi aprovado pelos expositores. “A FIT é a melhor feira que tem. É a feira que traz resultados. Conseguimos novos clientes que não conheciam a marca”, informou Claudia Alves, gerente regional da Spezzato Teen. “A feira é um campo fértil de prospecção de novos clientes. Tivemos acesso a vários lojistas que ainda não tínhamos contato. Desde o primeiro dia do evento, muitos clientes têm passado pelo estande e fechamos bons negócios”, destacou Luis Eduardo Pereira, gerente comercial da Gambo, fabricante de calçados.

Mariana Romero, da Giz de Cor, afirmou também que o fato de a parte de puericultura pesada ter crescido bastante na edição deste ano ajudou a trazer mais visitantes, o que faz da FIT 0/16 a melhor feira do setor infantil.

Pueri Expo

O crescimento da Pueri Expo foi bastante expressivo. De 40 expositores em 2016 houve um salto para mais de 100 neste ano, além de pela primeira vez conseguir reunir num único evento as grandes marcas do setor de puericultura pesada: Burigotto, Galzerano, Chicco, Girotondo, Dorel e Team-Tex, elas comercializam cadeirinhas e carrinhos de bebês, banheiras, móveis entre outros produtos.

“A Feira superou nossas expectativas e acho que um dos motivos foi o fato de as grandes marcas de puericultura pesada estarem presentes no mesmo espaço. Isso atrai bastante público, pois poupa o tempo do comprador, que pode ter contato direto com os principais fornecedores em um mesmo dia”, avaliou Reynaldo Alves, gerente de Vendas da Kiddo. Segundo ele, foi possível fechar vários negócios já durante a Feira. Por conta desse bom desempenho na Pueri Expo, a Kiddo já programou sua participação para a próxima edição.

Para a Chicco, o balanço também foi bem positivo. “O resultado geral foi muito bom, acima das nossas expectativas. O setor de puericultura precisava de uma feira como essa. Além dos clientes que vieram nos visitar, conseguimos abrir novos contatos que certamente serão trabalhados ao longo do ano. O público que veio estava realmente interessado em fazer negócio. Estamos muito felizes”, declarou Samir Hussain Nami Adum, gerente nacional de vendas.

A presença de compradores qualificados foi ressaltada pelo gerente de estratégia de negócios da Dorel, Gustavo Arruda. “Todos os players do mercado estavam aqui e isso deu força para a Pueri Expo. Concretizamos vários negócios. Estamos animados para a próxima edição”, relata.

A dimensão mais robusta da Pueri Expo pode até ser comparada com outros eventos internacionais. O fundador da Twistshake, Camillo Eriksson, empresa sueca especializada em acessórios para alimentação de bebês, afirmou que a Pueri Expo tem uma qualidade de público melhor do que feiras internacionais, das quais também é expositor. A Twistshake é representada no Brasil pela Prime Baby, ambas presentes no evento brasileiro. “Os nossos visitantes nos EUA não têm o mesmo poder de decisão de compra que os brasileiros na Pueri Expo. Os negócios lá são mais devagar”, relatou Eriksson. O fundador da Twistshake também comparou a feira brasileira com sua similar em Colônia, na Alemanha, a Kind + Jugend: “as duas têm a mesma atmosfera”. Tanto no Brasil quanto na Alemanha, ainda segundo ele, há bastante variedade de produtos. “Acho que na América do Sul não existe uma feira com tanta qualidade como na Pueri Expo“.

O diretor comercial da Prime Baby, Sidnei Ramblas, afirmou que foi possível fechar muitos negócios na Pueri Expo, principalmente com proprietários de lojas que aproveitaram o final de semana para virem à Feira. “Recebi pessoas de Goiás e do Mato Grosso“, revelou. Pela primeira vez participando do evento, a Multi-Kids também registrou bons resultados. “Conseguimos realizar bons contatos que geraram negócios. Viemos à Pueri Expo para fazer os lançamentos da linha de puericultura pesada e do licenciamento da marca Fisher-Price. Foi uma ótima oportunidade para alcançar este segmento do mercado e renovar a nossa carteira de clientes”, afirmou Thiago Maniezzo, gerente de produto.

Outra marca que também estreou na Pueri Expo, a Rumble Tuff, fabricantes de bombas de leite, aproveitou o evento para ampliar sua imagem junto ao mercado. “Os clientes têm demonstrado interesse pelo produto e há expectativa de fechar negócios após a feira”, adiantou Matthew Kho, diretor. No estande da Philips Avent, o objetivo era o mesmo. “O movimento foi intenso no primeiro dia, o que nos ajudou muito, pois nossa estratégia ao participar da Pueri Expo é reforçar a nossa imagem institucional como marca dedicada à saúde e ao bem-estar”, afirmou Célio Félix, gerente de Trade.

Uma das atividades conjuntas que aconteceram no evento foi o Congresso de Puericultura, organizado pelo EP Grupo, onde participaram cerca de 80 pessoas entre lojistas, fabricantes e importadores de produtos para o público de 0 a 3 anos.

A próxima edição da FIT 0/16 será a de outono-inverno, e vai acontecer de 03 a 05 de novembro de 2017, no Expo Center Norte. Já a edição primavera-verão, que é realizada junto com a Pueri Expo, está programada para junho de 2018.

LOGO KOELNMESSE byn

 

Atualmente, a Koelnmesse organiza quatro feiras no Brasil: a feira de moda infantil FIT 0/16, realizada duas vezes por ano em São Paulo e em paralelo à Pueri Expo, evento inspirado na maior feira de artigos infantis do mundo, a "Kind + Jugend" em Colônia (Alemanha), que teve sua estreia em junho de 2016,.. Ler Mais

Newsletter

entrada invalida
entrada invalida
entrada invalida
e-mail invalido